Siga o Portal do Holanda

Manaus

Manaus ganhará hospital do sangue

Publicado

em

Por

A diretoria da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) apresentou nesta segunda-feira o projeto de construção do Hospital do Sangue do Amazonas. A reunião teve a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Wilson Alecrim, do presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Antonio Ademir Stroski; do Deputado Federal Francisco Praciano e do Deputado José Ricardo Wendling.


O Hospital do Sangue do Amazonas será o primeiro construído na Região Norte e um dos poucos em todo o Brasil. O projeto prevê, quatro andares e mais de 120 leitos com enfermarias para crianças e adultos em uma área superior a 14.000 m². O Hemocentro do Amazonas é referência na área de hemoterapia e com a construção do novo hospital, passará a atender com alto padrão, os pacientes portadores de doenças do sangue, e também, pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, que terá um determinado número de leitos para internar casos recomendados.


Os recursos para a construção do hospital foram propostos pelos deputados e senadores da bancada do Amazonas em Brasília, através de emenda parlamentar de autoria do ex-senador Arthur Neto. Os recursos são superiores a 30 milhões e já estão na Caixa Econômica Federal, no aguardo da apresentação do projeto para então ser feita a liberação da obra.


A Fundação Hemoam tem até o segundo semestre para fazer a entrega do projeto básico com a documentação exigida que passará por análise da Caixa e cumprir as normas estabelecidas. Após essa análise, a Fundação Hemoam está autorizada a abrir o processo licitatório para a construção do hospital.


De acordo com o diretor presidente da Fundação Hemoam, Dr. Nelson Fraiji, é importante lembrar o apoio da bancada do Amazonas, em Brasília, através das emendas que resultaram na obtenção dos recursos para a construção do primeiro Hospital do Sangue da região norte. “Nós tivemos o apoio de toda bancada do Amazonas no sentido de assegurar os recursos finaceiros do Governo Federal, o que é um mérito do Amazonas, pois poucos estados brasileiros tiveram recursos pra um invetimento nessa ordem, na política de sangue e hemoderivados”, relata.

A proximidade do hospital do sangue com a Arena da Amazônia que está em construção, gera expectativas quanto ao término da obra até a Copa de 2014.


Para o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue é uma unidade que vai integrar o Sistema Único de Saúde do estado com o objetivo de prestar melhores serviços a população. “O hospital terá bastante tecnologia para internação e diagnóstico. As anemias falciformes e todas as doenças onco hematológias serão tratadas aqui e a nossa esperança é que em 2014 ele já esteja funcionando”, disse.

O projeto é de autoria do arquiteto Thomé Mestrinho, experiente neste seguimento. A apresentação do projeto às lideranças e servidores do Hemoam, teve por objetivo ainda, buscar sugestões que possam garantir a execução da obra com estrutura adequada as necessidades técnicas e humanas esperada por todos os envolvidos, segundo Thomé.


 

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.