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Instituto de Identificação alerta para cuidados com a identidade

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O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Amazonas, em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (18), destacou os cuidados que a população do estado deve ter com o documento de identidade ou Registro Geral (RG). Segundo dados do Instituto, o número de expedições de Carteiras de Identidade no primeiro semestre deste ano em todos os postos de atendimento chegaram a 69.936 mil, sendo que 40.191 mil delas foram solicitadas para 2°, 3° e 4° vias e 29.745 mil de 1° via. Totalizando mais da metade dos pedidos nos atendimentos realizados.

Em todo o Brasil o Governo do Estado do Amazonas é o único a realizar a expedição de forma gratuita, um benefício para toda a população amazonense. O Diretor do instituto, Mahatma Porto, destacou que o prazo para a expedição atualmente, a partir da 2° via do documento, é de cerca de 25 a 30 dias e com a modernização que está em processo, o tempo será reduzido.

A importância com os cuidados que a sociedade em geral deve ter, afeta diretamente no serviço final destinado ao atendimento. É comum o uso do RG como garantia no pagamento de mercadorias, na maioria das vezes as pessoas não voltam para buscá-lo.

“É importante que a população tenha ciência do serviço e principalmente por ser um serviço oferecido de forma gratuita para benefício da própria população amazonense”, declarou o diretor.

O sistema eletrônico em fase de desenvolvimento vai ajudar no serviço de atendimento. O setor “achados e perdidos” funcionará com o envolvimento de vários órgãos e a ajuda do comércio e  instituições do estado que enviarão ao PAC mais próximo as carteiras perdidas em seu domínio e qualquer cidadão poderá acessar através do site para verificar onde se encontra o documento. A medida visa evitar a expedição desnecessária de uma nova identidade e a demanda das senhas para quem realmente precisa e diminuindo o tempo total no atendimento. Cada carteira de identidade custa aos cofres públicos em média de R$ 23.

Em Manaus são 20 postos de atendimentos divididos entre os Distritos Integrados de Polícia (DPIs) e mais seis nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC), espalhados pelas zonas da cidade.
 

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