Siga o Portal do Holanda

Manaus

Escolas públicas recebem kits para aulas práticas de Física e Química

Publicado

em

Por

 O material foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio da Fucapi, durante o projetos de Pibic no ano passado.


Estudantes de quatro escolas públicas de Manaus vão contar com o apoio de kits de laboratório para aulas práticas nas disciplinas de Química e Física. O material, desenvolvido por alunos do Ensino Médio da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) começou a ser doado às instituições nesta semana.

As primeiras escolas escolhidas foram a estadual Berenice Martins e municipal Nova Vida, ambas no Mauazinho, Zona Leste de Manaus. Elas receberam os materiais didáticos produzidos durante os projetos “Laboratório Óptico de Física Móvel” e “Laboratório de Química Móvel Didático”, financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado (Fapeam).

“Esse primeiro contato com o concreto é muito importante para os alunos, pois o professor de Física tem muita dificuldade de mostrar a parte prática e isso acaba causando um desinteresse pela disciplina. A aula em laboratório estimula a participação dos alunos e ajuda no processo de aprendizado”, afirmou o professor orientador do projeto, Hudson Batista.

Formado por um conjunto de equipamentos feitos com materiais recicláveis que demonstram na prática os fundamentos da física óptica, como microscópios, periscópios, caleidoscópios e câmeras fotográficas do tipo pinhole, o kit do “Laboratório Óptico de Física Móvel” chamou a atenção dos estudantes do Ensino Médio da escola Estadual Berenice Martins. “A gente quis mostrar que é possível, reaproveitando materiais simples, como canos de PVC, latas recicladas e espelhos, desenvolver equipamentos para a aplicação da Física na prática e assim tornar as aulas muito mais interessantes”, explicou o universitário Luiz Gonzaga, 18, que junto com o colega e também universitário Milrak Batista, 19, desenvolveu o projeto no ano passado. Na época, eles cursavam o 3º ano do Ensino Médio na Fucapi.

Demonstrado pelos hoje também universitários Yuri Silva, 16 e Beatriz Barros, 17, na escola Nova Vida, o kit do Laboratório de Química Móvel Didático é formados por reagentes, manuais de instruções e livros para a prática da Química Experimental. Durante a apresentação, eles deram uma aula e fizeram uma experiência usando uma vela, vinagre e bicarbonato de sódio, que misturados, reagiram, soltando gás carbônico e apagando uma chama.

“Muito boa a iniciativa desses alunos. Os meninos aqui na escola já estudam todas essas reações. Faltava mesmo um estímulo como este para a gente ver que com coisas simples, do dia-a-dia, é possível tornar a aula mais dinâmica. Eles estão de parabéns”, afirmou a professora de Química da escola, Francine de Castro.

A próxima unidade de ensino a receber os kits é a escola estadual Alice Salerno Gomes de Lima, localizada no bairro Parque10 de Novembro, zona Centro Sul.

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.