Compartilhe este texto

DIREITO DE DEFESA: " Investigação operação Praça 14”

Por Portal Do Holanda

18/09/2012 12h13 — em
Amazonas



"A Polícia Civil do Estado do Amazonas por meio da Delegacia Geral, vem por meio deste, esclarecer informações destacadas em reportagem publicada, no último domingo (16), no Portal do Holanda, referente a crimes realizados por quadrilha com atuação no Amazonas e outros Estados, investigada pela polícia durante a operação conhecida como “Praça 14”.    

  • Os crimes apurados pela polícia são modernos e distinguem-se pela concentração de poder econômico, especialização profissional, amplo conhecimento tecnológico e estratégia interestadual e supranacional, estrutura hierarquizada, infiltração nas diversas searas da sociedade e aspecto supraindividual.
  • Todos os procedimentos investigatórios realizados pela Polícia Civil do Amazonas foram executados de acordo com as exigências constitucionais, seguindo os princípios norteadores da administração pública, como a moralidade, imparcialidade e impessoalidade. Foi resguardado, durante este período, o devido sigilo das investigações, em conformidade com o Código de Processo Penal (Art. 20 - A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade).
  • As investigações foram realizadas durante aproximadamente 10 meses. O inquérito concluso, com 3 (três) volumes e mais de 600 (seiscentas) páginas, foi enviado ao poder Judiciário, em  maio de 2012, que de pronto encaminhou ao Ministério Público que, por sua vez, formalizou denúncia, seguindo o relatório policial, denunciando as 23 pessoas indiciadas no inquérito. Entre elas, a advogada Maria Goreth, citada na reportagem.
  •  A autoridade policial, presidente do inquérito, pode, seguindo respaldo legal e priorizando o interesse público, indiciar indiretamente alguns membros suspeitos de envolvimento com crimes, como os ocorridos no bairro Praça 14. O recebimento da denúncia por parte da autoridade judicial atesta a legitimidade de todos os procedimentos realizados durante as investigações da Polícia."

 

Polícia Civil do Estado do Amazonas

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Investigação operação “Praça 14”, Amazonas

+ Amazonas