Compartilhe este texto

Carlos Souza reivindica ações ao Ministro da Saúde para reduzir doença no AM

Por Portal Do Holanda

27/09/2011 19h04 — em



 

Através da constatação de que o bócio endêmico também conhecido como ‘Papo’ acomete cem pessoas em cada grupo de mil habitantes na Região Amazônica, o deputado federal Carlos Souza (PP/AM) enviou um indicativo ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reivindicando ações imediatas para reduzir a ocorrência da doença na região. Este distúrbio tem origem na deficiência de iodo no sangue.

Um sinal da instalação da doença é o aumento difuso da tireóide, que atinge principalmente mulheres, apresentando como sintomas o aumento de peso, lentidão, fraqueza, deficiência de aprendizado, tosse constante, dilatação das veias do pescoço. Em grávidas, concorre para o surgimento de alterações mentais, inclusive retardo no feto em gestação.

“Esta situação é emergencial, são muitas pessoas sofrendo com essa doença no nosso estado. Precisamos nos unir e articular com o Ministro da Saúde, e se for necessário, até mesmo com a Presidenta Dilma, para eliminar esse grave problema da nossa Amazônia”, salientou.

O deputado amazonense ressaltou ainda que a iodação do sal, estratégia adotada para reduzir as desordens por deficiência de iodo, como recomendam as autoridades sanitárias mundiais, tem sido ampla e bem sucedida no Brasil, inclusive pelas parcerias com os produtores. No entanto, na Região Amazônica, em especial no estado do Amazonas, o problema não apresenta a redução ideal.

Souza pleiteia que sejam adotadas medidas para focalizar e intensificar ações para reduzir o bócio endêmico nestas áreas. Esta sugestão vai ao encontro do objetivo de eliminação dos distúrbios por deficiência de iodo no mundo apoiado pelo Brasil na 60ª Assembléia Mundial de Saúde.
NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+