Siga o Portal do Holanda

Amazonas não fez cadastramento biométrico de eleitores

Publicado

em

Por

Até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não começaram a realizar o recadastramento biométrico dos seus eleitores.


Com o intuito de assegurar o sucesso das Eleições 2012, a Justiça Eleitoral deu início neste mês de agosto à realização de simulados para testar os sistemas eleitorais que serão utilizados no pleito municipal de outubro. Os simulados abrangem, entre outros aspectos, a votação com identificação biométrica e os programas de apuração, totalização e divulgação dos resultados da eleição.

Os testes podem ser realizados em todos os Estados da federação, atendendo à sugestão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Votação biométrica

Neste sábado (11), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 24 Estados aonde acontecerá votação com identificação pelas impressões digitais realizarão simulados para testar o funcionamento da tecnologia. A biometria tem como principal objetivo garantir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O TSE sugeriu a cada um dos 24 TREs algumas localidades para a realização dos simulados neste sábado (clique aqui para ver as cidades sugeridas). No entanto, baseados na relação sugerida pelo TSE, os TREs ainda avaliarão a possibilidade de realizar os simulados nas localidades indicadas.

Até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não começaram a realizar o recadastramento biométrico dos seus eleitores.

Totalização e divulgação

Desde esta terça-feira (7) e até este sábado (11), por determinação do TSE, diversos TREs estão realizando, em suas sedes, simulados para testar os sistemas de votação, sem uso da biometria, apuração e totalização dos votos.

Na próxima semana, de 13 a 17 de agosto, o TSE realizará em sua sede, em Brasília-DF, um simulado para avaliar o funcionamento dos programas de votação, apuração e totalização dos votos e divulgação dos resultados. Os representantes das cortes eleitorais virão à capital federal para participar dos testes.

De 15 a 17 de agosto, o TRE de Minas Gerais promoverá o 2º Teste de Desempenho da Totalização e Divulgação de Resultados, e, de 20 a 24 deste mês, em Rondônia, o TRE do Estado realizará um simulado para testar o processo de lacração dos sistemas eleitorais.

Fonte: TSE

NULL

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.