Compartilhe este texto

MPF reúne lideranças indígenas para esclarecer prisão de servidor da Funai no Amazonas

Por Portal Do Holanda

12/04/2019 11h52 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Procuradores da República do Ministério Público Federal (MPF) em Tabatinga, interior do Amazonas, realizaram reunião com a participação de lideranças indígenas da região, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e representante do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para esclarecer o contexto da prisão preventiva de um servidor da Funai que também é liderança indígena ticuna, na última semana, e discutir a situação atual da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai no município de São Paulo de Olivença.

No encontro, os procuradores da República Bruno Silva Domingos e Valdir Monteiro Oliveira Júnior esclareceram que a prisão preventiva se baseou em provas concretas que fazem parte de ação penal já em andamento na Justiça, pois havia possibilidade real de novas práticas do mesmo crime denunciado na ação e porque, em mais de uma ocasião, o acusado dificultou o acesso a provas e a outra pessoa também denunciada no processo.

De acordo com o MPF, a medida não tem relação direta com a ocupação realizada por indígenas na unidade da Funai em São Paulo de Olivença, motivada pela insatisfação dos indígenas com a nomeação de um novo coordenador para o órgão na cidade. Um dos vários fundamentos da prisão foi, conforme explicaram os procuradores, a impossibilidade de acesso a documentos arquivados naquela unidade, mas não foi emitido qualquer juízo de valor quanto ao acerto ou desacerto na nomeação do novo coordenador.

A Coordenadora Regional do Alto Solimões da Funai, Mislene Metchacuna Martins Mendes, esclareceu que a nomeação do novo coordenador local teria se tratado de uma escolha técnica. Antes da mudança, o cargo era ocupado pelo servidor processado pelo MPF por diversas fraudes em documentos públicos e que foi preso preventivamente na semana passada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: funai, MPF, tabatinga, Amazonas

+ Amazonas