Material reciclado se transforma em decoração para o Natal da Sustentabilidade

Por Portal do Holanda

01/12/2014 22h57 — em Amazonas

Este ano a Prefeitura de Manaus está inovando na decoração natalina da cidade. Utilizando os conceitos de sustentabilidade, garrafas PET, ferro e diversos outros materiais estão sendo reutilizados e vão se transformar em árvores de Natal e enfeites, como estrelas e Papai Noel. Pelo menos 70% do material utilizado vêm do reaproveitamento da decoração natalina do ano passado que vai se transformar em novas árvores. Serão utilizadas, também, 12 mil garrafas PET.

Uma das árvores, com 30 metros de altura, será instalada no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste. Outra, com 14 metros, vai compor a decoração do entorno do Mercado Adolpho Lisboa, no Centro, e como diferencial vai ter elementos regionais como esteiras, remos e sarrapilha, uma espécie de fibra têxtil característica da região amazônica. Apenas a parte elétrica e as mangueiras de LED serão novas, já que o material não tem como ser reaproveitado de um ano para outro. A avenida Torquato Tapajós, zona Norte, e a orla do Educandos, zona Sul, também deverão receber uma árvore com material reciclado, cada uma.

Todo o trabalho é executado por 62 trabalhadores, sendo parte artistas de Parintins, interior do Amazonas, e outra parte composta por moradores do bairro Alvorada, zona Sul, que também trabalham com a confecção de carros alegóricos para o carnaval.

De acordo com a artista plástica Rosa dos Anjos, uma das responsáveis pelo trabalho, seis cooperativas de reciclagem estão trabalhando na confecção das árvores e dos ornatos natalinos. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e que todos nós temos que ter responsabilidade com o lixo que é gerado. Além de fomentarmos a atividade, estamos usando o conceito da economia criativa. Vai ser um belo trabalho”, afirmou.

A decoração ainda vai contar com presépios confeccionados com lonas descartáveis e outros materiais alternativos e serão distribuídos em vários pontos da cidade.