Início Mundo Zelenskiy critica serviço de segurança SBU da Ucrânia por escândalo de corrupção
Mundo

Zelenskiy critica serviço de segurança SBU da Ucrânia por escândalo de corrupção

Reuters
Zelenskiy critica serviço de segurança SBU da Ucrânia por escândalo de corrupção
Zelenskiy critica serviço de segurança SBU da Ucrânia por escândalo de corrupção

Por Dan Peleschuk

KIEV, 7 Nov (Reuters) - O presidente Volodymyr Zelenskiy prometeu mais “decisões de pessoal” no serviço de segurança interna da Ucrânia neste sábado, após um escândalo de corrupção que alimentou a indignação pública em relação à impunidade das autoridades.

Autoridades anticorrupção divulgaram, nesta semana, acusações contra vários altos funcionários de segurança e da polícia por seu suposto envolvimento na proteção de uma vasta rede criminosa.

Os investigadores afirmaram que o grupo operava centros de golpes, traficava medicamentos e produzia moeda falsa e cigarros com a ajuda de altos funcionários do serviço de segurança SBU, da Polícia Nacional e da Procuradoria-Geral. Alguns teriam ajudado a planejar sequestros e outras formas de violência para a quadrilha.

Em seu discurso à noite, Zelenskiy disse que os supostos crimes — parte de uma investigação em andamento conduzida pelo Departamento Nacional Anticorrupção da Ucrânia e sua agência parceira — eram “francamente vergonhosos, absolutamente inaceitáveis”.

A investigação foi o mais recente caso de grande repercussão contra autoridades em exercício, o que indignou muitas pessoas que lutam pela sobrevivência enquanto a Rússia continua a travar uma guerra na Ucrânia.

“Já houve demissões em massa no Serviço de Segurança da Ucrânia por causa disso, e haverá outras decisões de pessoal”, disse Zelenskiy, acrescentando que espera uma investigação completa com resultados.

Na sexta-feira, um tribunal ucraniano ordenou a prisão provisória, com fiança, de um ex-general do SBU em conexão com o caso. Dois policiais e outro suspeito também tiveram prisão preventiva determinada nesta semana.

Zelenskiy disse ter proposto uma nova legislação exigindo que todos os funcionários do SBU — que detém amplos poderes policiais e militares — declarem publicamente seus bens.

As declarações de bens têm sido uma ferramenta poderosa para monitorar a corrupção na Ucrânia, que precisa erradicar a corrupção para garantir sua adesão à União Europeia e continuar recebendo a ajuda financeira de que tanto necessita.

A ala militar do SBU realiza ataques de longo alcance contra a Rússia e outras ousadas operações em tempo de guerra, mas outras unidades têm sido alvo de acusações de corrupção e intimidação.

Verstappen lidera último treino do GP do Brasil em São Paulo, à frente de Antonelli
Portal do Holanda Vídeo
Mundo
Portal do Holanda
Verstappen lidera último treino do GP do Brasil em São Paulo, à frente de Antonelli
AGORA
portaldoholanda.com.br 1 de 12
1 / 12 Ler

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!