Compartilhe este texto

Trump encerra negociações comerciais com Canadá e ameaça impor nova tarifa

Por Folha de São Paulo

27/06/2025 16h30 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fim das negociações comerciais com o Canadá e ameaçou o país com vizinho com a implementação de uma nova tarifa em seus acordos.

Trump se irritou com a decisão do Canadá em manter o plano de cobrar impostos sobre as empresas de tecnologia estadunidenses, o que ele afirma ser um "ataque" aos EUA. "Com base nesse imposto ultrajante, estamos encerrando todas as discussões sobre comércio com o Canadá, com efeito imediato", escreveu o republicano em sua própria rede social, Truth Social, na tarde desta sexta-feira (27).

Para Trump, o Canadá está "claramente copiando" a União Europeia, que também pretende taxar os serviços digitais estadunidenses. Por esse motivo, ressaltou, os EUA irão impor novas tarifas aos bens canadenses "dentro dos próximos dias". Ele não especificou sobre qual produto será a nova taxa, nem o percentual de aumento.

O imposto canadense sobre serviços digitais determina que empresas de tecnologia com usuários no Canadá paguem uma taxa com alíquota de 3%. A medida afeta gigantes norte-americanas como a Meta, controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, Google, Amazon e Uber. Parlamentares estadunidenses acreditam que a medida fará com que empresas do país com atuação no Canadá paguem até US$ 2 bilhões em impostos.

Até o momento, o primeiro-ministro canadense, Mark carney, não se manifestou sobre a decisão de Trump. Os dois países são parceiros comerciais de longa data. Atualmente, o Canadá é a nação para onde os EUA mais exportam seus produtos, enquanto os EUA ocupam a terceira posição no ranking de países para onde o Canadá mais importa.

Desde que retornou à Casa Branca, Trump tem ameaçado o mundo com tarifas altíssimas. Criticado dentro do próprio país, o republicano voltou atrás em algumas decisões, mas as negociações prosseguem, inclusive com o governo brasileiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo