Pedido de impeachment de Trump será enviado ao Senado

Por Portal do Holanda

22/01/2021 13h49 — em Mundo

Caso o impeachment seja aprovado, Trump ficará inelegível e perderá a aposentadoria de U$$ 200 mil anuais.Foto: Tia Dunfou/The White House

O líder maioria democrata no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, disse nesta sexta-feira (22) que a Câmara entregará o processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump na próxima segunda-feira (25).

O republicano é acusado de incitar a invasão ao Capitólio por centenas de apoiadores, no dia 6 de janeiro, o que resultou em cinco pessoas mortas.

"O Senado conduzirá o julgamento do impeachment de Donald Trump", disse Schumer em pronunciamento no plenário. "Será um julgamento completo. Será um julgamento justo."

A Câmara dos Deputado aprovou o processo na semana passada. Nos EUA, o presidente é afastado após dois terços do Senado votarem a favor da medida. Caso o impeachment seja aprovado, Trump ficará inelegível e perderá a aposentadoria de U$$ 200 mil anuais.

O caso de Trump, que entregou o cargo ao democrata Joe Biden na quarta-feira (20), não será exclusivo no país. Outros mandatários já foram julgados e condenados mesmo depois de deixar o poder. Nenhum presidente, no entanto, teve o mandato cassado no país.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo