Compartilhe este texto

Mais demorada que em 2013, primeira sessão de votação demorou 3 horas e 14 minutos

Por Folha de São Paulo

07/05/2025 16h00 — em
Mundo



FOLHAPRESS - A primeira sessão de votação do conclave demorou mais do que se esperava. Foram 3 horas e 14 minutos entre o fechamento das portas da Capela Sistina, que marca o início do processo, e o sinal de fumaça preta na chaminé da Capela Sistina. O "extra omnes" (todos fora), em que os não eleitores deixaram a capela para as portas se fecharem logo depois, ocorreu às 12h46 de Brasília (17h46 em Roma). E a fumaça apareceu no céu do Vaticano exatamente às 16h (21h).

Em relação ao conclave anterior, de 2013, a sessão foi mais longa em mais de uma hora. Na eleição em que Jorge Mario Bergoglio saiu vencedor, o fechamento das portas ocorreu às 13h35 de Brasília (17h35 locais, pois o fuso era de 4 horas naquele período do ano). E o sinal de fumaça preta foi visto pela primeira vez pelo público às 15h41 (19h41). Ou seja, a sessão demorou 2 horas e 6 minutos.

Essa aparente demora se deve, em parte, ao fato de que há mais cardeais eleitores desta vez. São 133, 18 a mais que os 115 que votaram em 2013. Como cada um deles tem de fazer um juramento antes de depositar seu voto, esse processo leva mais tempo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo