CARACAS — O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, denunciou na noite de terça-feira um complô militar contra o seu governo, em meio ao aumento de tensões e violência no país. A declaração de Maduro na TV vem um dia antes da realização de uma grande marcha da oposição em Caracas. O presidente disse que foram “desmantelados vários grupos”, e que foi preso um militar aposentado identificado como um dos líderes de uma suposta tentativa de golpe. Manifestantes opositores voltam às ruas nesta quarta-feira contra o que consideram uma ruptura da ordem constitucional e para pressionar por soluções ante a grave crise econômica e política que assola o país.
O governo anunciou uma operação chamada plano de Zamora, que consiste na mobilização de estrutura, militares, policiais e civis para garantir o funcionamento do país, sua “segurança, ordem interna e integração social”.
— A jurisdição militar está processando todos os conspiradores civis e militares, aposentados neste caso, ativos já capturados ou em fuga para a Colômbia —acrescentou.
