Compartilhe este texto

Lula ao G7: 'Em Gaza, vemos o legítimo direito de defesa se transformar em direito de vingança'

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

14/06/2024 10h49 — em
Mundo



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mencionou o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza durante discurso na Cúpula do G7, nesta sexta-feira, 14. Ele criticou o que chamou de "violação cotidiana do direito humanitário".

"Em Gaza, vemos o legítimo direito de defesa se transformar em direito de vingança. Estamos diante da violação cotidiana do direito humanitário, que tem vitimado milhares de civis inocentes, sobretudo mulheres e crianças", afirmou o presidente do Brasil.

Lula acrescentou: "Isso nos levou a endossar a decisão da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça."

Na ocasião, o presidente brasileiro também propôs uma conferência internacional para tratar da questão ucraniana e disse que o Brasil condenou a invasão russa "de maneira firme".

Segundo texto divulgado pelo Palácio do Planalto, o presidente afirmou que "instituições de governança estão inoperantes diante da realidade geopolítica atual e perpetuam privilégios".

Além disso, afirmou que "o ano de 2023 viu o gasto com armamentos subir em relação a 2022, chegando a 2,4 trilhões de dólares".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo