Início Mundo Líder supremo do Irã diz que rasgará acordo nuclear se Trump o abandonar
Mundo

Líder supremo do Irã diz que rasgará acordo nuclear se Trump o abandonar

Envie
Envie

ANCARA - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira que Teerã permanecerá no acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais desde que os outros signatários respeitem o tratado, mas que irá rasgá-lo se os Estados Unidos abandonarem o acordo, relatou a televisão estatal iraniana. Khamenei fez a declaração cinco dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado uma abordagem mais rígida em relação ao país, se recusando a ratificar o cumprimento do pacto alcançado durante o mandato de seu antecessor, Barack Obama, e dizendo que pode encerrar o tratado.

O posicionamento de Trump colocou Washington em discordância com outros signatários do acordo — Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, China e União Europeia —, que dizem que os Estados Unidos não podem cancelar de maneira unilateral um acordo multilateral consagrado por uma resolução da ONU. Khamenei agradeceu o apoio das potências, mas disse que não é suficiente. Khamenei também denunciou o que ele chamou de "injúrias e sandices" de Trump.

— Não quero perder meu tempo respondendo as injúrias e sandices do bruto do presidente americano — declarou o aiatolá Khamenei. — A Europa precisa se opor a medidas práticas tomadas pelos Estados Unidos. Se Trump abandonar o acordo, o Irã o rasgará.

Khamenei também disse que o Irã está determinado a continuar com seu contestado programa de mísseis balísticos, apesar da pressão da Europa e dos Estados Unidos para suspendê-lo. Teerã disse que está desenvolvendo mísseis apenas para fins de defesa.

— Eles precisam parar de interferir em nosso programa de defesa — disse Khamenei. — Eles (europeus) perguntam por que o Irã tem mísseis? Por que vocês próprios têm mísseis? Por que vocês têm armas nucleares? Nós não pensamos que é aceitável que os europeus se juntem aos Estados Unidos em seu bullying.

Siga-nos no

Google News