Compartilhe este texto

Israel ordena retirada total de civis em Rafah, último refúgio de moradores da Faixa de Gaza

Por Portal Do Holanda

09/02/2024 19h17 — em
Mundo


Foto: Reprodução / Twitter

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou, nesta sexta-feira (9), a retirada total de civis da cidade de Rafah, o último refúgio de moradores da Faixa de Gaza. O anúncio foi dado ao seu Exército para fazer um plano de deslocamento da população.

A cidade de Rafah fica na fronteira entre Gaza e o Egito, que é o último refúgio para cerca de 1,5 milhão de pessoas. A população de Gaza fugiu para a cidade após o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. 

Netanyahu disse que pretende ocupar a cidade temporariamente e por isso determinou a retirada da população. Segundo ele, Rafah precisa ser evacuada para eliminar o grupo Hamas. 

“É impossível alcançar o objetivo da guerra de eliminar o Hamas deixando quatro batalhões do Hamas em Rafah. Pelo contrário, é claro que a intensa atividade em Rafah exige que os civis evacuem as áreas de combate”, disse o gabinete do primeiro-ministro. 

As Organizações das Nações Unidas (ONU) se manifestaram contra a retirada, já que a população não tem para onde ir.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo