Início Mundo Houthis pedem retirada imediata do aeroporto de Áden à medida que combates se intensificam no Iêmen
Mundo

Houthis pedem retirada imediata do aeroporto de Áden à medida que combates se intensificam no Iêmen

Reuters
Houthis pedem retirada imediata do aeroporto de Áden à medida que combates se intensificam no Iêmen
Houthis pedem retirada imediata do aeroporto de Áden à medida que combates se intensificam no Iêmen

DUBAI/ÁDEN, 28 Out (Reuters) - Os houthis do Iêmen, alinhados com o Irã, pediram nesta quarta-feira que as pessoas saiam imediatamente do aeroporto de Áden, onde está sediado o governo internacionalmente reconhecido e apoiado pela Arábia Saudita.

O porta-voz dos houthis, Yahya Saree, afirmou em uma postagem no X que a retirada se deve ao que ele descreveu como a presença no local de um avião de carga militar saudita transportando armas.

Não houve comentário imediato das autoridades sauditas.

A milícia houthi, que controla a capital Sanaa, no norte, já atacou repetidamente o aeroporto, que é uma linha de abastecimento humanitária e porta de entrada para o sul do Iêmen.

Explosões foram ouvidas em Áden antes do alerta dos houthis, segundo relataram moradores da cidade à Reuters.

Os combates entre os houthis e a coalizão liderada pela Arábia Saudita, que apoia o governo do Iêmen, se intensificaram nas últimas semanas, à medida que os houthis avançaram no mês passado em direção ao Estreito de Bab el-Mandeb, um ponto estratégico de passagem marítima que fica em frente ao Estreito de Ormuz, do outro lado da Península Arábica.

O conflito tornou-se uma nova frente instável na guerra mais ampla dos EUA e de Israel contra o Irã.

As forças governamentais lançaram uma ofensiva para retomar território tomado pelos houthis na costa do Mar Vermelho, o que poderia enfraquecer o controle do grupo sobre o estreito, e a coalizão intensificou seus ataques a alvos houthis em resposta à escalada dos ataques contra a Arábia Saudita.

A retomada dos combates rompeu a trégua de 2022 mediada pela ONU, que havia praticamente interrompido os ataques nesse país empobrecido, atolado em conflitos desde 2014, quando os houthis empurraram o governo para o sul.

Agências humanitárias alertaram para a rápida deterioração das condições como resultado disso. O Iêmen já vem sofrendo com uma das piores crises humanitárias do mundo.

(Reportagem de Mohammed Ghobari, Reyam Mokhashef, Nayera Abdallah e Muhammad Al Gebaly)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!