Início Mundo Forças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Mundo

Forças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina

Forças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Forças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina

Militares venezuelanos reconheceram Delcy Rodríguez como presidente interina do país, após a captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa em uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos. A decisão foi endossada pelo Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela e confirmada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino, em pronunciamento televisionado, que anunciou que Rodríguez assumirá o cargo por 90 dias.

A operação americana ocorreu na madrugada de sábado (3), com explosões registradas em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Maduro e sua esposa foram levados de avião para os Estados Unidos, onde devem responder a acusações criminais. Imagens divulgadas mostram o líder venezuelano algemado ao desembarcar em Nova York, confirmadas pela agência Reuters.

O episódio provocou reações imediatas no cenário internacional. O chanceler venezuelano, Yván Gil, requisitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, enquanto países latino-americanos manifestaram preocupação com o que classificaram como uma tentativa de controle externo. No Brasil, o presidente Lula condenou os ataques e alertou para o “precedente perigoso” criado pela ação.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a detenção de Maduro faz parte de um esforço para trabalhar com líderes remanescentes da Venezuela, dependendo das decisões que eles tomarem. A ação também resultou na destruição de unidades militares na base aérea de La Carlota, intensificando o impacto do ataque e gerando tensão nas fronteiras do país.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?