Conselheiro de Trump ataca Lula nas redes sociais: "Vai se f****“
A tensão diplomática entre aliados de Donald Trump e o governo brasileiro subiu de tom neste domingo (4). Jason Miller, conselheiro do presidente norte-americano, utilizou sua conta na rede social X para insultar diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A reação agressiva de Miller ocorreu após Lula condenar publicamente a operação dos Estados Unidos que resultou na captura de Nicolás Maduro. Ao compartilhar uma reportagem sobre o posicionamento do petista, o conselheiro disparou: "Vai se f***, Lula. Agora todos nós sabemos qual é a sua posição!"*.
O desentendimento teve origem em declarações feitas por Lula no sábado (3), quando o presidente brasileiro classificou a intervenção americana em solo venezuelano como uma "afronta gravíssima" à soberania do país vizinho.
Para o governo brasileiro, a ação militar ultrapassou uma "linha inaceitável" e estabelece um padrão de comportamento de risco no cenário global.
O ataque de Miller evidencia o racha ideológico entre a ala trumpista e o atual governo brasileiro, especialmente no que diz respeito à política externa e à autodeterminação das nações latino-americanas. Enquanto Trump e seus aliados defendem medidas enérgicas contra o regime chavista, o Palácio do Planalto tem reforçado a defesa do direito internacional e da soberania estatal.
ASSUNTOS: Mundo