Compartilhe este texto

Fábrica de armas nucleares é evacuada por incêndios florestais nos EUA

Por Folha de São Paulo

28/02/2024 10h01 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A principal fábrica de armas nucleares dos Estados Unidos foi evacuada nesta terça-feira (27) à noite, no Texas, devido a uma série de incêndios florestais que estão devastando a região.

A Pantex, o centro de montagem e desmontagem do arsenal nuclear dos EUA, encerrou as operações e dispensou todos os funcionários. As informações eram de que o fogo nas proximidades não estava contido e os bombeiros recomendaram a evacuação completa.

O complexo reabriu esta manhã para "operações normais do turno diurno", com todo o pessoal solicitado a se apresentar ao serviço, segundo a empresa, que se baseou num novo comunicado das autoridades. A apuração é do jornal Metro.

A fábrica esclareceu que o incêndio não atingiu as suas instalações, mas não deixou detalhou, na nota encaminhada à imprensa, se o incêndio florestal ao redor da empresa teria sido debelado definitivamente. Também não comentou sobre o que poderia acontecer se as chamas chegarem ao complexo.

A Pantex está localizada a 34 quilômetros a leste da cidade de Amarillo, no extremo norte do Texas, e é administrado pelo Departamento de Energia e pela Administração Nacional de Segurança Nuclear.

Nas redes sociais, conspiracionistas estão compartilhando vídeos dos incêndios, afirmando -sem provas- que foram causados propositalmente, culpando o governo Biden.

CONDIÇÕES PERFEITAS

Ventos fortes, grama seca e temperaturas excepcionalmente altas ofereceram as condições perfeitas para que os incêndios se instalassem na zona rural de Panhandle, no Texas, afirmam os bombeiros.

O governador republicano Greg Abbott emitiu ontem uma declaração de desastre para 60 condados, quando o maior foco de incêndio queimou uma área de quase 640 quilômetros quadrados.

Abbot não disse o que causou o incêndio, mas afirmou que os texanos "são instados a limitar atividades que possam criar faíscas e a tomar precauções para manter seus entes queridos seguros".

Residentes da pequena cidade de Fritch foram instruídos a abandonar suas casas devido a um foco de incêndio, que atingiu uma estrada. Ônibus foram destacados para a locomoção dos desalojados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo