Compartilhe este texto

EUA vão taxar filmes produzidos fora do país, anuncia Trump

Por Portal Do Holanda

05/05/2025 9h12 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) a imposição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do território americano. A decisão, segundo ele, tem como objetivo conter o que chamou de “declínio muito rápido” da indústria cinematográfica do país.

Trump declarou que autorizou o Departamento do Comércio e o Escritório do Representante Comercial dos EUA a instituírem a medida. Ele argumenta que incentivos dados por outros países a estúdios e cineastas estão atraindo produções para fora dos Estados Unidos, o que, em sua visão, representa uma ameaça à segurança nacional.

"Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional", disse Trump em uma publicação na rede Truth Social. 

Ainda segundo o ex-presidente, os filmes estrangeiros também representariam uma forma de “mensagem e propaganda”, sem detalhar a quais conteúdos se referia nem quando a nova tarifa passará a valer.

A medida já gerou reações no exterior. Na China, autoridades classificaram o anúncio como mais um capítulo da guerra comercial com os Estados Unidos e prometeram resposta “à altura”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo