Compartilhe este texto

Conhecidos como 'homens-peixe', tribo corre o risco de 'desaparecer'

Por Portal Do Holanda

29/05/2024 16h12 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube

Os Badjao, conhecidos como homens-peixe, vivem na província isolada de Tawi Tawi (Filipinas). O povo possui a arte do mergulho livre ao longo de várias gerações. Alguns membros passam até cinco horas do dia debaixo d'água, caçando. Mas, atualmente, correm o risco de 'desaparecer'.

Santarawi Lalisan, de 85 anos, contou que as crianças Badjao aprendem a mergulhar praticamente desde o nascimento, antes mesmo de andar. Pesquisadores dizem que os Badjao conseguem prender a respiração por muito mais tempo do que a média dos humanos, porque sangue retém mais oxigênio, como resultado de uma mutação única no baço, que torna o órgão maior. 

No entanto, a incrível habilidade pode estar com os dias contados, por dois motivos: a poluição trazida pelo "progresso" a Tawi Tawi, e porque os Badjao estão aderindo a um estilo de vida mais ocidental.

Os mais velhos que se mantém na tradição milenar e resistem à "extinção" se apegando aos velhos hábitos, praticando pesca submarina em maratonas de mergulho 

Para o idoso Lalisan, viver no mar é a única coisa que pode lhe fazer feliz, até o fim dos seus dias. Ele ainda consegue ficar cinco minutos sem respirar buscando peixes nos corais.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo