Cientistas descobrem novo vírus de 15 mil anos ao escavarem geleira na China

Por Portal do Holanda

22/07/2021 11h23 — em Mundo

Os organismos sobreviveram na região devido ao seu congelamento. Foto: Divulgação/ Pphys.org

Um grupo de vírus de 15 mil anos foi descoberto no Planalto do Tibete, sudoeste da China, segundo Uol. Os organismos sobreviveram na região devido ao seu congelamento e foram identificados a partir da perfuração da geleira Guliya.

De acordo com os cientistas que participaram da operação, duas amostras de gelo foram analisadas e revelaram que alguns dos parasitas são diferentes de todos já catalogados pela comunidade científica até então.

A novidade pode ajudar pesquisadores a entender o processo de evolução dos vírus e do clima ao longo do tempo. Isso porque o núcleo de um gelo pode arquivar informações sobre microrganismos e condições atmosféricas do passado, área utilizada inclusive para prever mudanças climáticas futuras.

As amostras foram retiradas em 2015 do cume de Guliya, a quase 7 quilômetros de altitude. A análise identificou códigos genéticos para 33 diferentes vírus; desses, 4 já foram registrados anteriormente — normalmente infectam apenas bactérias — e 28 novos tipos foram confirmados até o momento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo