Compartilhe este texto

Cientistas descobrem bactéria gigante e visível a olho nu

Por Portal do Holanda

23/06/2022 18h05 — em
Mundo


Foto: LAWRENCE BERKELEY NATIONAL LABORATORY/BBC

Cientistas anunciaram que descobriram a existência de uma bactéria gigante. Chamada de Thiomargarita magnífica, a bactéria é tão grande que é possível ser vista a olho nu, sem a necessidade de um microscópio. 

A bactéria se assemelha a fiapos brancos e habita os mangues de Guadalupe, arquipélago localizado no sul do Caribe, conforme informações da BBC News. Ela tem mais de 9 mil micrômetros de comprimento (um micrômetro é a unidade de medida que equivale à milésima parte de um milímetro), ou supera 0,9 centímetros. 

Segundo a bióloga Sylvia Maria Affonso, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a bactéria é a maior já encontrada na natureza, o que "faz questionar até o uso do 'micro' para descrever essas bactérias, já que a microbiologia lida com coisas que a gente não vê a olho nu", comentou. 

Normalmente as bactérias chegam no máximo a 750 micrômetros. Na média, esses seres têm cerca de 2 micrômetros. Desta forma, a T. magnífica tem um tamanho doze vezes superior em comparação com as bactérias, e chega a ser 4,5 mil vezes mais comprida do que um micróbio "típico".



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo