Compartilhe este texto

Busto de 100 anos antes de Cristo é vendido por R$ 180 em brechó

Por Portal do Holanda

12/05/2022 18h06 — em Mundo

Foto: Reprodução/ Instagram @sama_art

A colecionadora de arte Laura Young, do Texas (EUA), foi surpreendida ao comprar uma peça decorativa para sua casa e descobrir que a peça foi feita antes do nascimento de Jesus Cristo. 

Segundo o Estadão, a norte-americana adquiriu em 2018 um busto em um brechó pelo valor de 35 dólares, o que equivale a R$ 180 na cotação atual do real, e levou o objeto embora preso ao cinto de segurança do carro. Ao  chegar em casa, viu que a peça parecia muito antiga e gasta e entrou em contato com especialistas em história da arte da Universidade do Texas, em Austin, e com duas casas de leilões. Após alguns anos os estudiosos chegaram à conclusão de que a peça se tratava de um busto romano perdido, esculpido há mais de dois mil anos.

O busto foi feito entre o final do século 1 a.C. e o início do século 1 d.C. e, no século 19, pertencia à coleção do rei Ludwig I da Bavária. A escultura de mármore estava catalogada no museu Pompejanum, na cidade de Aschaffenburg, na Alemanha, e uma das hipóteses é que foi parar no Texas quando a cidade foi bombardeada e saqueada por soldados durante a 2ª Guerra Mundial.

Após três anos e meio com o artefato, Laura fez um acordo para devolver a peça aos alemães. Hoje, o busto está exposto no Museu de Arte de San Antonio, cidade próxima a Austin, e deve retornar para a Alemanha em 2023.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo