Biden se reúne com líderes de Japão, Austrália e Índia e defende 'Pacífico livre'

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

24/09/2021 13h50 — em Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe nesta na Casa Branca o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, o da Índia, Narendra Modi, e o do Japão, Yoshihide Suga. Nas declarações iniciais do evento, vários dos líderes presentes, entre eles Biden, enfatizaram a importância de um "Pacífico livre", em um aparente recado à China.

Os quatro países formam um grupo chamado "Quad", criado inicialmente em 2007 para ser um "Arco Asiático de Democracia". Após um período de hibernação, o grupo foi retomado em 2017. Em sua fala hoje, Biden destacou o esforço para a produção de vacinas pelo mundo, com os EUA ajudando a Índia a produzir mais 1 bilhão de doses do imunizante contra a covid-19.

O premiê australiano ressaltou o fato de o quarteto ser formado por "democracias liberais" e falou em um Pacífico "livre e estável". O primeiro-ministro da Índia também exaltou a cooperação.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo