Início Mundo Aversão ao risco toma conta do mercado acionário europeu por preocupações com IA
Mundo

Aversão ao risco toma conta do mercado acionário europeu por preocupações com IA

Reuters
Aversão ao risco toma conta do mercado acionário europeu por preocupações com  IA
Aversão ao risco toma conta do mercado acionário europeu por preocupações com IA

Por Johann M Cherian e Avinash P

6 Nov (Reuters) - As ações europeias caíram 1% nesta sexta-feira, com os papéis do setor de seguros liderando a liquidação enquanto os investidores avaliavam as perspectivas para as ações do setor de IA após a vitória dos democratas no Congresso dos Estados Unidos.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em 648,33 pontos.

“Definitivamente, há um efeito de contágio do que vimos ontem nos EUA, e essa deterioração do sentimento agora também se espalhou para a Europa”, disse Ruben Dalfovo, estrategista de investimentos do Saxo Bank.

“Há um comportamento do mercado de vender primeiro e perguntar depois. Em termos dos fundamentos das empresas, nada mudou de fato, mas o sentimento no mercado se deteriorou significativamente.”

O setor de seguros caiu 2,6%, pressionado por um rebaixamento do JPMorgan para resseguradoras alemãs. A Hannover Re e a Munich Re registraram quedas de 4,3% e 4,4%, respectivamente, enquanto a Swiss Re caiu 4,6%, apesar de ter divulgado um aumento no lucro líquido.

As ações do setor de tecnologia registraram queda de 0,2%, ampliando a baixa da quinta-feira. Os temores de que um Congresso liderado pelos democratas possa buscar restrições aos gastos com data centers de IA se somaram às preocupações com retornos fracos, avaliações elevadas e investimentos impulsionados pela dívida.

De modo geral, o STOXX 600 foi relativamente menos afetado do que os índices asiáticos e de Wall Street, dada sua menor exposição a ações de IA, e conseguiu registrar um pequeno avanço semanal.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,00%, a 648,33 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,01%, a 10.673,94 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,92%, a 25.820,36 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,81%, a 8.139,00 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,90%, a 50.052,96 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,60%, a 19.369,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,07%, a 9.476,73 pontos.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!