Compartilhe este texto

Avalanche em vulcão nevado no Equador deixa ao menos 4 mortos e 1 ferido

Por Folha de São Paulo

24/10/2021 18h32 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma avalanche no vulcão nevado Chimborazo, no centro andino do Equador, neste domingo (24) deixou ao menos quatro mortos e um ferido, divulgou o Serviço Integrado de Segurança ECU911.

Segundo o organismo afirmou de forma preliminar, um grupo de 12 pessoas foi impactado. "Enquanto escalavam o nevado Chimborazo, uma avalanche caiu sobre um grupo de pessoas que estava a uma altura de 6.100 metros acima do nível do mar."

O serviço recebeu um chamado às 6h30 no horário local (8h30 em Brasília) e, a partir de então, coordenou o resgate com o Grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional e com o Corpo de Bombeiros, além do apoio dos guardas florestais ligados ao Ministério do Ambiente, Água e Transição Ecológica.

O trabalho seguia na tarde deste domingo, segundo imagens divulgadas pelo ECU911-Riobamba, braço local do serviço, que mostram integrantes do posto de Comando Unificado reunidos para coordenar operações.

A nota divulgada na manhã deste domingo acrescentou que a equipe trabalhava para resgatar um outro grupo de 20 turistas que apresentaram sintomas de hipotermia enquanto praticavam montanhismo no vulcão El Altar, na mesma região.

Vulcão de neve perpétua, o Chimborazo chega a 6.263 metros, sendo o mais alto do Equador e um dos principais do mundo. Por suas características, atrai alpinistas nacionais e estrangeiros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo