Amazônia 1, primeiro satélite brasileiro é lançado na Índia

Por Portal do Holanda

28/02/2021 2h43 — em Mundo

(Foto: Divulgação/Governo Federal)

O primeiro satélite brasileiro, o Amazônia 1, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28), no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. Ele foi ao espaço juntamente com os satélites Sindhu Netra do país indiano, Nanoconnect-2 e SpaceBee, ambos dos Estados Unidos.

De acordo com o Sistema Globo, com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Além disso, ele vai mandar o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: uma em Cuiabá, no Mato Grosso, a outra em Alcântara, no Maranhão e a terceira em Cachoeira Paulista, em São Paulo.

Os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo