Compartilhe este texto

Ufam incentiva intercâmbio de alunos e professores para Universidade de Bolonha, na Itália

Por Portal Do Holanda

01/03/2024 20h25 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) reuniu com representantes da Universidade de Bolonha, da Itália, nesta quinta-feira (29), para incentivar a participação de docentes e discentes para a chamada pública CMI - Mobility Confap Italy 2023, que dá apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália.

De acordo com o reitor, professor Sylvio Pugra, a Ufam inicia tratativas para firmar o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de Bolonha, com oportunidades para intercâmbio acadêmico e com o incremento de pesquisa e reflexos nos Programas de Pós-Graduação. “As Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares, também participarão dentro das suas competências para viabilizar a aplicabilidade do termo de cooperação”, completou.  

A assessora da Arri, professora Artemis Soares, disse que o Encontro com a Pró-Reitora de Relações Internacionais da Universidade de Bolonha aponta para uma real possibilidade para estabelecer uma parceria. “A chamada é feita no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o Confap e a Universidade de Bolonha, que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. É, portanto, é uma grande oportunidade que, pelo histórico da Universidade de Bolonha promete a realização de importantes estudos nas mais diversas áreas”, afirmou.

Nesse aspecto, a Universidade de Bologna sinalizou com a possibilidade de oferecimento de suporte financeiro através de agências de fomento da comunidade europeia, incentivando a busca de parcerias, além de indicar o edital da Confap, que encontra-se aberto com prazo para candidaturas até 11/03/2024.

Os interessados podem se inscrever pelo link https://confap.org.br/news/confap-lanca-chamada-mci-2023-de-apoio-a-mobilidade-de-pesquisadores-do-brasil-para-universidades-da-italia/


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus