Suspensão da primeira dose da vacina em Manaus deve durar 10 dias

Por Portal do Holanda

28/04/2021 12h36 — em Manaus

Coletiva Semsa sobre suspensão da vacina - Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM -  A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explicou, na manhã desta quarta-feira (28), que a suspensão temporária da aplicação da primeira dose da CoronaVac e AstraZeneca em Manaus foi uma orientação do Ministério da Saúde e deve durar 10 dias.

"Os fatos explicados são por orientação do MS que teve um atraso no envio de matéria-prima para o imunizante CoronaVac e fez com que isso, não só Manaus, com todo Brasil suspender temporariamente a aplicação das primeiras doses até que se restabeleça o envio da matéria-prima e consigamos receber a remessa e continuar com o plano de vacinação", esclareceu a  secretária Shádia Fraxe durante coletiva de imprensa. 

Ela relembrou ainda que inicialmente o Ministério havia recomendado que os municípios usassem todas as doses da CoronaVac, a partir da oitava remessa, como primeiras doses, para acelerar a campanha no Brasil. 

De acordo com a secretária, a regularização das remessas deve ocorrer em 10 dias.  A primeira dose da AstraZeneca está sendo aplicada somente para a população ribeirinha, que já estavam garantidas para este público. 

A Semsa segue aplicando a segunda dose normalmente nos postos de vacinação. Ao todo, entre primeira e segunda, foram aplicadas 444.503 doses das duas vacinas enviadas pelo MS: CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus