Compartilhe este texto

Servidores ambientais reivindicam equiparação salarial em Manaus

Por Portal Do Holanda

05/06/2024 16h14 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em alusão ao Dia Nacional do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), servidores das carreiras de Meio Ambiente do Governo Federal realizaram uma mobilização nacional com pedido de reestruturação das carreiras e dos órgãos.

Em Manaus, o ato foi realizado na sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e reuniu também servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). 

Desde janeiro, servidores do meio ambiente já realizam paralisações parciais das atividades de fiscalização e licenciamento, duas de suas principais atribuições. 

“Essa é uma ação de nível nacional. As servidoras e servidores do meio ambiente defendem melhores condições de trabalho, reestruturação de carreiras, nomeação de novos servidores, dentre outras pautas, e nós, enquanto sindicato, estamos aqui para ser um ponto de apoio a quem quer lutar”, disse Walter Matos, diretor do Sindsep-AM.

Ainda de acordo com Matos, a negociação entre categoria e o Governo Federal pouco tem avançado, apesar de uma série de reuniões e trocas de propostas. “A expectativa atual é escassa, porque estamos há seis meses em negociação, mas a coisa não anda. A negociação precisa ter início, meio e fim, ser finalizada”, destacou. 

Em abril, o governo ofereceu uma proposta de reestruturação de carreiras, mas parte dos pontos destoava das demandas dos servidores.

“Os servidores negaram essa proposta e ofereceram uma terceira contraproposta à gestão federal. Até o momento, ainda não houve resposta oficial sobre esses pedidos. Se não houver acordo, os servidores não destacam uma greve nacional, como já tem ocorrido com trabalhadores da educação federal”, pontuou Walter Matos. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus