Compartilhe este texto

Semed faz evento Scratch Day sobre linguagem de programação

Por Portal Do Holanda

30/09/2020 14h39 — em
Manaus


Evento virtual acontece até as 17h - Foto: Reprodução

Manaus/AM - Pelo 5º ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus realiza nesta quarta-feira, 30/9, o Scratch Day, ação que acontece em todos os lugares do mundo por usuários do Scratch, uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento ocorrerá até as 17h, totalmente de forma virtual, com transmissão pelo YouTube (https://youtu.be/mDet32ZVjnk). Foram disponibilizadas 2 mil vagas, com direito a um certificado de 10 horas para os inscritos.

Na rede pública municipal de ensino, a partir da organização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Scratch já é trabalhado há mais de nove anos, enquanto esses eventos, que podem ser compartilhados no site do Scratch, acontecem há quatro anos.

De acordo com o formador da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Régis Caria, por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, o evento é ideal para pessoas que estão começando a programar e vão participar. Além disso, não é necessário estar inscrito para participar.

“A diferença é que não vão receber certificado, mas qualquer pessoa pode participar. O Scratch é utilizado na rede por ser uma linguagem de programação fácil, que estimula o protagonismo dos estudantes e a cidadania, porque por meio dessa linguagem, as crianças desenvolvem jogos e aplicativos”, completou Régis.

Durante o Scratch Day, os participantes vão aprender os primeiros passos no Scratch Jr., uma extensão do scratch desenvolvida para a educação infantil, a introdução ao Scratch 3.0, como fazer seu primeiro jogo, narrativa ou animação e um desafio com o scratch 3.0.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus