Secretaria de saúde de Manaus pede mais prazo para informar sobre vacinação

Por Portal do Holanda

21/01/2021 21h03 — em Manaus

A secretária de saúde de Manaus, Shádia Fraxe,  Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Secretaria Municipal Saúde de Manaus pediu um prazo maior ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para dar informações sobre o início da vacinação contra a Covid-19 na capital, a lista com os já vacinados, o número de vacinas existentes e o plano de vacinação.  Em ofício enviado nesta quinta-feira (21), a SEMSA pede que o prazo de 24h (que terminaria hoje), seja estendido até a próxima segunda-feira, dia 25.  

O documento enumera motivos para a demora na divulgação, e afirma que a Secretaria de Estado do Amazonas (SES-AM) entregou a Manaus apenas 40.072 doses para o grupo inicial prioritário de Manaus, que é composto por 56.618 pessoas.

Problemas no sistema 

A SEMSA justifica que sistema operacional do governo federal para vacinação está apresentando instabilidade para registro e consulta dos vacinados, e que utilizou formulário próprio para registrar, manualmente, as informações sobre os vacinados, devido à falha do sistema do Ministério da Saúde em gerar relatórios com tais informações.

Logística e distribuição

Ainda conforme a SEMSA, as vacinas chegaram na noite do dia 18, cujo “recebimento e logística de armazenamento inicial, da totalidade das vacinas, se deram por gestão do Estado do Amazonas (SEAS/FVS), em que, após a conferência no PNI ESTADUAL, foi entregue o número de 39.603 doses, complementadas em 20.01.2021, no total previsto de 40.072 doses”..

A secretaria afirma, ainda, que Manaus "constatou a impossibilidade de vacinar todos os trabalhadores da saúde" após o recebimento das doses, "reprogramando sua vacinação local e solicitando ao estado do Amazonas, também a sua reprogramação, já que seria impossível vacinar o número total previsto".

O documento é assinado pela titular da pasta, a secretária de saúde Shádia Fraxe, e pela Subsecretária de Gestão Administrativa de Planejamento, Aline Rosa Martins Freire Costa. 

Clique para baixar arquivo


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus