Início Manaus Saiba como irão funcionar cemitérios no Dia dos Finados em Manaus
Manaus

Saiba como irão funcionar cemitérios no Dia dos Finados em Manaus

Saiba como irão funcionar cemitérios no Dia dos Finados em Manaus
Saiba como irão funcionar cemitérios no Dia dos Finados em Manaus

Com estimativa de receber 500 mil pessoas, os seis cemitérios de Manaus e quatro na zona rural, irão funcionar das 7h as 18h no dia 2 de novembro, Dia de Finados.

Estrutura

Um esquema especial de limpeza já foi executado com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo não somente nos cemitérios, como também no entorno. As famílias que forem até os locais para fazer a limpeza, ornamentar os túmulos e prestar suas orações e homenagens aos entes queridos, encontrarão os campos-santos organizados, e com a infraestrutura necessária para a data especial.

Ainda na parte física, mais de 150 pontos de luz foram substituídos em todos os cemitérios, que já possuem iluminação a LED. Serviços de asfaltamento e ordenamento do passeio público também foram implementados no local. 

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), projetou uma ambientação musical para garantir um acolhimento diferenciado às famílias.

Comércio

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) terá equipes de fiscalização atuando em todos os cemitérios de Manaus. Sessenta servidores vão se revezar, de sexta-feira, 29/10 até o Dia de Finados, 2/11, a fim de ordenar e fiscalizar o comércio informal nesses locais. 

De acordo com o diretor do Comércio Informal da Semacc, Roberto Lima, não há necessidade de o ambulante ter cadastro do município para vender seus produtos no entorno dos cemitérios. "Nós não vamos exigir cadastro prévio dos ambulantes que vendem água, velas, guirlandas e outros produtos, em frente aos cemitérios de Manaus, mas todos terão que atuar de forma ordenada e seguindo os protocolos exigidos de prevenção à Covid-19, que é o uso obrigatório de máscaras e disponibilidade de álcool em gel em suas bancas, para os clientes", explicou o diretor.

Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios:

São João Batista – A avenida Álvaro Maia, zona Centro-Sul, será interditada a 0h de terça-feira, no trecho entre a avenida Maceió e a rua Joaquim Gonzaga Pinheiro (atrás do cemitério). Outra interdição será na avenida Maceió, no trecho entre a avenida Marciano Armond, ao lado do reservatório do Mocó até a avenida Álvaro Maia.

O conjunto focal do semáforo da avenida Major Gabriel será invertido, permitindo a conversão para à esquerda no sentido, avenida Álvaro Maia para a Major Gabriel, devido a interdição na frente do Cemitério.

Santa Helena – O fluxo de veículos nos corredores próximos ao Cemitério Santa Helena, no bairro de São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: A rua Sagrado Coração de Jesus será interditada a partir das 6h de terça-feira, no trecho entre as ruas Vista Alegre e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã) – A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada no Dia de Finados. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. O acesso ao cemitério será realizado pelo portão da frente (principal). Os agentes delimitarão os estacionamentos na via com cones, que será proibido nas proximidades da área de acesso dos pedestres.

São Francisco – No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Coronel Pedro de Souza será interditada a partir das 6h da manhã de terça-feira, entre as ruas São Benedito e Brasília.

Santo Alberto – Situado na Colônia Antônio Aleixo. Interdição apenas da rua Monteiro Maia entre rua do amor e rua Professor Azevedo, na frente do cemitério, no horário das 6 às 19h.

Nossa Senhora da Piedad e – Localizado na avenida Torquato Tapajós, zona Norte, não haverá interdições, apenas controle de trânsito e apoio na travessia de Pedestres;

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?