Projeto quer implementar o Teste do Olhinho nas maternidades de Manaus

Por Portal do Holanda

22/09/2021 10h22 — em Manaus

O projeto foi protocolado pelo vereador Fransuá - Foto: Divulgação

Manaus/AM - No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o vereador Fransuá (PV) protocolou Projeto de Lei para instituir o Teste do Olhinho nas maternidades da rede pública e privada de Manaus. O teste tem por objetivo identificar possíveis deficiências visuais e patologias nos recém-nascidos.

“O diagnóstico precoce é a melhor arma para lutarmos contra os cânceres infantis e prestarmos maiores cuidados às pessoas com deficiência. O Teste do Olhinho é rápido, eficaz e indolor e garantirá que as nossas crianças tenham uma infância saudável e com cores.”, ressalta o vereador.

O exame consiste na emissão de luz sobre a pupila do bebê. A luz produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de doenças oculares.

Conforme o projeto, a partir dos resultados obtidos no exame, será prestada orientação aos responsáveis e ocorrerá o encaminhamento para a Rede Pública de Saúde para o devido acompanhamento e tratamento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus