Prefeitura reforça proibição de banho em área da ‘prainha’ na Ponta Negra

Por Portal do Holanda

17/10/2021 15h15 — em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Após um longo período de intervenção nos fins de semana, a praia perene da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, voltou a ficar aberta aos banhistas aos sábados. A praia do complexo turístico Ponta Negra funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 17h, sendo interditada aos domingos, feriados e pontos facultativos, em razão das medidas de proteção contra a Covid-19

Os banhistas que frequentam a praia do complexo devem respeitar as normas de uso e não ultrapassar áreas não permitidas para o banho, como é o caso do local chamado de “pedral” ou “prainha”, localizado após a faixa de areia da praia perene. A área não é autorizada para uso, não contando com estrutura para o mesmo. A faixa de praia perene, construída após a reforma da Ponta Negra, é o único local autorizado e com segurança permanente nos dias de funcionamento. A Prefeitura de Manaus sinalizou o local, que é proibido para banho.

Não há faixa de segurança delimitada para o pedral e a população que insiste em usar a área, mesmo sendo orientada pela comissão, ciclopatrulha, bombeiros e Polícia Militar, está incorrendo em risco e responsabilidade pelo mau uso.

Efetivos da comissão, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra estão com suas atividades direcionadas para orientar e fiscalizar os banhistas. A população precisa ajudar e resguardar sua própria segurança, não frequentando locais não autorizados.

Novas placas de orientação serão instaladas no local, orientando os banhistas a não usar o pedral ou prainha. Para atender melhor aos usuários do parque, a estrutura está recebendo serviços de manutenção, realizados no chafariz interno, próximo do acesso principal ao calçadão inferior, com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), para corrigir infiltrações, problemas no ladrilho e funcionamento dos jatos de água. Os trabalhos vão seguir até o fim do mês.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus