Compartilhe este texto

Paciente com sintomas de varíola dos macacos é acompanhado em Manaus

Por Portal do Holanda

04/07/2022 8h49 — em
Manaus


Foto: Divulgação/ Agência Brasil

Manaus/AM - Um paciente jovem, sem comorbidades e com o diagnóstico clínico compatível com a doença denominada de “varíola dos macacos” desde a última sexta-feira (1), está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), assim como todas as pessoas que tiveram contato com ele.

O paciente foi atendido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTHVD), mas não há resultado conclusivo para a doença e o caso segue em investigação.

A SES informou nesse domingo (3) que o paciente encontra-se estável, se recuperando em domicílio, e em isolamento.

Houve coletas para exames de exames pelo Laboratório Central do Estado para diagnóstico e conclusão da investigação.

O órgão informou que foram adotadas medidas de contenção, como monitoramento dos contatos domiciliares e rastreamento de outras pessoas que tenham tido contato com o paciente.

Os sintomas iniciais da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Após 3 dias ou até mais após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Para se proteger, é importante uso de máscaras faciais, o distanciamento e a higienização das mãos.
 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus