Na opinião do deputado estadual Orlando Cidade (PTN), com o lançamento, dia 20, do Programa Nacional de Educação do Campo, o Pronacampo, o governo brasileiro dá mostra de que a Educação é sua meta principal e suporte para garantir os gerações futuras. Com esse programa, o governo pretender atender as 76 mil escolas rurais existentes no Brasil, dando suporte financeiro e técnico aos estados e municípios.
O deputado disse que a presidenta Dilma Rousseff (PT) vai liberar recursos para atender 20 milhões de estudantes, vai comprar 8 mil ônibus e 20 mil lanchas para atender ribeirinhos que vivem às margens dos rios e 180 mil bicicletas para atender todos os estudantes.
Orlando Cidade afiançou que o Governo Federal vai criar 10 mil escolas rurais e 120 milhões de bolsas de estudos para a realização de cursos de técnicas agrícolas e vai atender 200 pólos escolares e milhares de professores para aplicar o ensino fundamental nessas escolas rurais.
Segundo Cidade, o objetivo do programa é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda.
O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental.
O deputado do PTN explicou que o programa do Governo Federal compreenderá gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Ele afirmou ainda, que mais de 6,2 milhões de matriculas serão realizadas e 342 mil professores nas escolas do campo e quilombolas já estão cadastrados no Ministério da Educação (MEC) para atender à demanda estudantil.
Segundo Orlando Cidade, “muitas dessas escolas encontram-se em áreas remotas, desprovidas de energia e saneamento básico”, o que indica ainda mais as necessidades que elas possuem para receber esse apoio do governo federal.
Orlando Cidade garantiu que em 2013 as escolas receberão material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Além disso, 10 mil escolas da área rural passarão a oferecer educação integral.
O parlamentar disse que 3 milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo) e explicou que o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.
Segundo ele, o programa “Mais Educação”, de apoio à Educação Integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.
