Início Manaus Nível do Rio Negro recua em Manaus pelo quinto dia seguido
Manaus

Nível do Rio Negro recua em Manaus pelo quinto dia seguido

Nível do Rio Negro recua em Manaus pelo quinto dia seguido
Nível do Rio Negro recua em Manaus pelo quinto dia seguido

Manaus/AM - Em cota de inundação severa crescente desde o início de maio, o nível do rio Negro tem sua primeira descida em Manaus em quatro meses. O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), conferiu que, após atingir a quarta maior cota da história, 29,76 m, em uma de suas grandes cheias, o afluente está recuando desde o dia 22 deste mês, marcando hoje 29,70 m.

Segundo o último Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental do SACE, o curso d’água está em processo de estabilização em Manaus, apresentando um comportamento que indica proximidade do fim do período de cheia. Entretanto, apesar da diminuição do nível hídrico, ainda é cedo para marcar o início de sua vazante. O rio Negro segue em cota de inundação severa - acima de 29,00 m.

“O rio Negro em Manaus apresenta um hidrograma estável, em que em 75% dos anos da série histórica a cota máxima ocorre no mês de junho e em 19% no mês julho”, afirma o boletim mais recente do SACE. O documento indica, ainda, que após o próximo mês, o afluente tende a entrar na fase de vazante, diminuindo o seu nível de água até que chegue à sua cota mínima.

O SGB-CPRM acompanha atentamente o processo de inundação do rio Negro. Ao longo deste ano, a instituição emitiu três alertas de cheias, prevendo a cota máxima a ser atingida pelo curso d’água no período subsequente ao seu lançamento. Além disso, o SACE realiza um monitoramento constante do Negro e das demais bacias hidrográficas brasileiras.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?