Jornalista de Manaus recebe transplante de medula óssea do próprio irmão

Por Portal do Holanda

12/05/2021 20h49 — em Manaus

Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM - O jornalista Fernando Reis tocou o sino da cura, nesta quarta-feira (12), na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Ele venceu a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) após receber o transplante de medula óssea, doada pelo próprio irmão e, agora, com tratamento concluído recebeu alta na fundação.

Diagnosticado no dia 17 de março de 2019, Fernando deu início ao tratamento no Hemoam, sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar da unidade. Na busca por um doador de medula, a esperança da recuperação foi fortalecida com a descoberta de que o irmão mais novo dele, Flávio Reis, era 100% compatível para a realização do transplante.

O procedimento aconteceu no dia 28 de dezembro de 2020, na Santa Casa de Belo Horizonte (MG), por meio de parceria do Hemoam com a unidade hospitalar daquele estado. Após o transplante, o paciente retornou ao Amazonas para dar continuidade ao tratamento. Sem conter a alegria, ele falou sobre a importância de ser grato neste momento.

"Essa questão de transplante passa muito próximo da família. Eu acho que a família sempre é uma questão que é fundamental na vida. Lógico que a gente tem um banco de doadores e a gente sempre tem que ser grato, e sendo da família a gente tem que ser mais grato ainda", disse Fernando, agradecido por ter recebido o transplante.

Nos últimos cinco anos, o Hemoam diagnosticou 140 novos casos de LMA. Só em 2020 foram 14 registros. A LMA é o tipo mais comum em pessoas adultas. Um estudo recente da Fundação Hemoam também constatou que 70% das pessoas diagnosticadas com esse tipo de leucemia são pessoas pardas, seguido de brancos, indígenas e negros.

Como ser doador - A pessoa interessada em ser doadora de medula deve procurar o setor de captação de doadores, munida de RG. Para o candidato ser aceito basta atender os critérios da doação de sangue comum, salvo o limite de idade de até 54 anos.

Após isso, deverá assinar um termo de consentimento, colher amostra de 5 ml no LAC, nesse mesmo momento será realizado o cadastro do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Redome).

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade;
– Estar em bom estado geral de saúde;
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus