Intubada, enfermeira espera há uma semana por leito em UTI de Manaus

Por Portal do Holanda

19/01/2021 16h02 — em Manaus

SPA São Raimundo - Foto: Reprodução

Manaus/AM - O colapso na saúde de Manaus afetou toda a população. Os profissionais de saúde são mais expostos ao perigo e também sofrem com a falta de leitos e atendimento na cidade.

É o caso da enfermeira Maria de Fátima Dutra Vilaça, de 60 anos. Ela foi internada na última terça-feira (12), mesmo após ter feito o teste de covid-19 e o mesmo ter dado negativo. O resultado positivo saiu somente após o quadro se agravar. 

De acordo com a família, a enfermeira espera por um leito de UTI, intubada na sala de emergência do SPA do São Raimundo. MAria, que já trabalhou mais de 20 anos no Hospital Universitário Getúlio Vargas, agora espera por um leito no local. Segundo há família, há vaga, mas a enfermeira não é a “prioridade” no momento.

“Minha mãe pegou covid-19 quando ela trabalhava aqui no SPA São Raimundo, o sistema é tão lento que ela fez o teste e não saiu o resultado. Depois de internada que soube o resultado. Quer dizer nem para o próprio empregado eles ligam e agora ela se encontra intubada e não conseguimos um leito de UTI para realizar exames mas específicos”, disse o filho da paciente.

“Minha mãe piorou quando houve a falta de oxigênio, onde ela e os demais paciente ficaram mais de 2 horas sem nada. O que eu acho é que deveria está preparado, um SPA tem que ter leito de UTI, fisioterapeuta especialista, aparelhos como cpap, bpap”, completou.

A SES-AM, se pronunciou por meio de nota sobre o caso. Confira:

"A paciente, que é funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviços na unidade, está internada no SPA desde o dia 12 de janeiro e na madrugada desta terça-feira (19) teve piora no quadro clínico e precisou ser entubada.

A direção informa ainda que foi solicitado a transferência da paciente para outra unidade e aguarda a aprovação do Complexo Regulador. As remoções são solicitadas pelas unidades de saúde e realizadas via Sistema de Regulação (Sister), levando em consideração a gravidade do quadro e as condições do paciente para a realização da remoção.

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus