Inscrições para seleção de bolsistas de iniciação científica no Inpa terminam amanhã
Manaus/AM - Terminam amanhã (7), as inscrições para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e Paic/Fapeam) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/ CNPq) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INpa).
Referência nos estudos da biodiversidade e mudanças climáticas no Brasil, o Inpa oferece Programas de Iniciação Científica e Pibiti, aos estudantes, com a oportunidade de fazê-los vivenciar ciência, tecnologia e Inovação (CT&I) com pesquisadores produtivos numa instituição de excelência.
Estudantes de graduação, devidamente matriculados, em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, em cursos compatíveis com as áreas de atuação do Inpa podem dos programas.
Os alunos devem estar entre o 2º e o antepenúltimo semestre da faculdade e ter coeficiente maior que seis (6,0). Todos os detalhes podem ser conferidos nos editais.
A bolsa terá duração de 12 meses, com início no segundo semestre de 2022, conforme as tabelas das Instituições de fomento. As bolsas da Iniciação Científica são financiadas pelo CNPq (Pibic) e pela Fapeam (Paic), enquanto as bolsas do Pibiti são pagas pelo CNPq.
A quantidade de bolsas vai depender das cotas liberadas pelo CNPq e Fapeam. Atualmente o Inpa tem 148 bolsas implementadas nos dois Programas, sendo 136 de Iniciação Científica e 12 de Pibiti. O Valor da bolsa depende de cada instituição. Atualmente estão em: R$ 600 da Fapeam e R$ 400 do CNPq.
Os candidatos interessados devem buscar um orientador entre os grupos de pesquisas do Inpa, conforme a área e temas de seu interesse. A Instituição possui mais de 60 Grupos de Pesquisa, divididos em quatro focos de pesquisa: Biodiversidade; Dinâmica Ambiental; Inovação Tecnológica e Sociedade, Ambiente e Saúde. Cabe aos pesquisadores/ orientadores selecionar os seus candidatos. São os orientadores quem darão continuidade ao processo de submissão da proposta junto à Divisão de Apoio Técnico (Didat/Cocap/Inpa). O atendimento junto à Didat será remoto.
As inscrições das propostas serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): pesquisa.inpa.gov.br/index.php/grupos-de-pesquisa
ASSUNTOS: Manaus