Compartilhe este texto

Inpa inicia treinamento em práticas agroecológicas para agricultores

Por Portal do Holanda

17/05/2022 14h45 — em
Manaus


Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (17), agricultores familiares serão treinados em práticas agroecológicas de uso, manejo, conservação do solo e agricultura orgânica, visando a produção de alimentos mais saudáveis em agroecossistemas mais sustentáveis, por meio da II Oficina de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares do Estado do Amazonas”.

Promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará a oficina começa hoje (17) e segue até sexta-feira (20), na comunidade de Nova Jerusalém, no município de Presidente Figueiredo.

A oficina será ministrada pelo engenheiro agrônomo doutor Reinaldo José Álvarez Puente, da Universidade José Martí Pérez de Sancti Spiritus de Cuba, que usa um enfoque participativo, a partir do conhecimento e experiência dos participantes.

Na capacitação, serão abordados os seguintes temas: princípios agroecológicos, produção de adubos orgânicos e de defensivos naturais e manejo do bananal, com ênfase na produção de mudas, a partir do fracionamento do rizoma.

Os produtores terão a oportunidade de aprender fazendo, pois após as explicações teóricas em sala de aula, vão a campo para realizar e discutir as atividades práticas relacionadas com os temas ministrados, explica a pesquisadora do Inpa e coordenadora da atividade, a doutora Sonia Alfaia.

A oficina faz parte de projeto recentemente aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), sob a coordenação da pesquisadora Sonia Alfaia, professora do Programa de Pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU).



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus