Hermanitos realiza ações em celebração ao Dia do Refugiado

Por Portal do Holanda

12/06/2021 9h37 — em Manaus

Foto: Divulgação


Manaus/AM - A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, que atua junto à população de migrantes refugiados venezuelanos em Manaus, celebrará o Dia do Refugiado, comemorado no dia 20 de junho, com uma programação especial com o tema “Juntos nós curamos, aprendemos e brilhamos”, realizando várias atividades em sua sede. O evento será realizado em parceria com a Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (FUPAD) e com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Neste (12) a partir das 9h, acontece uma Oficina de artes para crianças e adolescentes”, que participam de um curso de inglês oferecido aos sábados, além de filhos de venezuelanos que fazem parte dos programas e projetos que são realizados pelo Hermanitos. Na atividade, as crianças receberão materiais de pintura e, com a ajuda de instrutores voluntários, farão desenhos com o tema da campanha. As pinturas vão virar a exposição “Hermanitos juntos” retratando seus sonhos e apresentando o seu olhar sobre as tantas mudanças vivenciadas nessa situação de migração, que poderá ser conferida entre os dias 14 e 30 de junho na sede da instituição, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 626, no Centro de Manaus. Junto com as obras, que ficarão expostas em painéis de madeira, haverá uma minibiografia de quem a produziu. A exposição será aberta ao público, com muita responsabilidade e seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

No dia 17 será realizada uma ação interna com os colaboradores da OSC, o “Avant Premiere” que apresentará vídeos com histórias de vida, em uma atividade no estilo Happy Hour. No sábado, dia 26, às 9h acontecerá um workshop com um fotógrafo convidado, que dará noções rápidas de fotografia aos participantes. Ainda nessa atividade, o grupo sairá pelo entorno da sede do Hermanitos na rua conhecida como “Calle dos Venezuelanos”, onde residem muitas pessoas vindas da Venezuela. Eles farão fotografias dos moradores dessa rua, convidando as pessoas a verem que seus olhares carregam histórias e sentimentos. A ação vai resultar na exposição “Olhares venezuelanos”, que ficará na sede da entidade e se tornará online posteriormente.

A última atividade será uma Live Especial com o tema “Trabalhar Muda Tudo: Contratação de refugiados venezuelanos e empresas multiculturais”, que será realizada no dia 24 de junho, a partir das 14h. A live vai ser transmitida pelo canal da instituição no youtube e terá a presença de convidados especiais. Durante o evento online acontecerá o lançamento da plataforma “Trabalhar Muda Tudo” e do novo site do Hermanitos.

Um dos coordenadores e fundadores da instituição, Anderson Mattos, fala sobre a importância de realizar as ações para celebrar a data. “O Dia do Refugiado foi criado para lembrar das pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas e o seu país por conta de conflitos e perseguições. O acolhimento e apoio a elas é fundamental para que possam ter qualidade de vida e consigam ser inseridas, de uma maneira digna, no local onde se encontram agora”, afirma.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus