Compartilhe este texto

Governo deve construir hospital psiquiátrico em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/05/2021 15h38 — em
Manaus


A SES-AM informou ainda que o atual Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro passará por revitalização, mas será desativado posteriormente. Foto: Reprodução/TV Globo

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou nesta quarta-feira (12) que está em busca de um terreno nas zonas Norte e Leste, para construção de um hospital psiquiátrico. A secretaria avalia alternativas para utilização do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER), localizado na Avenida Constantino Nery, que passará por revitalização.

Enquanto não encontra um local para construir a nova unidade, a SES-AM planeja a mudança provisória do Centro Psiquiátrico para o local onde estava funcionando o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Rubim de Sá, localizado no bairro Planalto, desativado desde 2020.

O projeto está em fase de elaboração orçamentária para aprovação e posterior licitação, pois o prédio do Caic também passará por adequações antes de receber os pacientes do Eduardo Ribeiro.

Enquanto a mudança não é efetivada, o prédio do CPER receberá diversos serviços como troca de mobília, de lâmpadas, equipamentos, serviços de pintura e outras necessidades que surgirem na unidade.

O Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro atende em média 15 pacientes por dia, possuindo oito leitos de urgência e mais 20 leitos de retaguarda, totalizando 28 leitos. O atendimento na unidade é exclusivo para urgência e emergência 24h em psiquiatria. Atende pacientes com perfil de transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, transtorno do humor, transtornos  relacionados a uso de substâncias químicas e outros.

Desde 2013, a unidade não é mais destinada para internação permanente dos pacientes com este perfil. Os internos do local que não tinham familiares foram transferidos para o Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus