Feira da Manaus Moderna já é atingida pela enchente; veja fotos

Por Portal do Holanda

15/05/2021 11h29 — em Manaus

Comerciantes e consumidores disputam espaço com estivadores. Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM - Com a ameaça de Manaus enfrentar novo recorde de cheia este ano, ruas e avenidas do Centro da capital já estão completamente tomadas pelas águas do Rio Negro. Para se ter uma ideia, o nível de água na Feira da Manaus Moderna já causa transtorno aos feirantes e consumidores.

Registro da manhã deste sábado (15) mostra a Rua Barão de São Domingos completamente alagada. No local, só é possível acessar comércio e o interior da Feira da Manaus moderna por meio de “marombas” construídas pela Prefeitura de Manaus.

Dezenas de clientes se equilibram e disputam lugar com estivadores que carregam enormes cargas de frutas, legumes, verduras e outros itens vendidos na principal feira de Manaus.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), responsável pela administração das feiras e mercados da capital amazonense, está coordenando a transferência do setor de peixes e carnes da feira da Manaus Moderna para a balsa, que deve acontecer na próxima semana, abrigando, aproximadamente, 200 permissionários.

As secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf) trabalham, de forma integrada, adaptando o local, que está recebendo cobertura metálica, banheiros químicos, boxes metálicos e recebendo serviço de limpeza.

De acordo com última medida do nível das águas dessa sexta-feira (14), o Rio Negro estava cotado em 29,64m. Isso significa o rio está a apenas 33 centímetros da cheia história, de 2012, quando atingiu 29,97m.

Segundo a Defesa Civil, 15 bairros já são afetados por conta da cheia: Tarumã, São Jorge, Santo Antônio, Glória e Compensa, na Zona Oeste; Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Aparecida, Centro, Cachoeirinha e Mauazinho, na Zona Sul e Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, na Zona Leste.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus