Começa desvio no Igarapé do 40 para obras do Prosamim

Por Portal do Holanda

19/09/2020 18h02 — em Manaus

Foto: Tiago Côrrea

O Igarapé do 40 começa a ter desvio em seu curso para que sejam feitas obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A mudança ocorrerá em áreas nos bairros Japiim e Cachoeirinha, ambas na Zona Sul de Manaus.

O desvio nas águas foi preciso para que a construção do canal onde as águas irão ser canalizadas tenham prosseguimento, contemplando a criação de uma via interligando as avenidas Silves e Maués, criando uma nova alternativa para os motoristas indo do Distrito Industrial para o centro da capital.

A obra também vai recompor a flora do local com plantio de mudas, áreas verde e de convívio social e a revitalização do campo do Betaião.

“O igarapé é cortado, gerando um desvio, e então o canal é construído, após a conclusão desta parte do canal o desvio é desfeito e a água do igarapé passa a trafegar pelo canal”, explica a engenheira Tatiana Lachi.

A engenheira também enfatiza que a intervenção tem previsão de realizar três corta-rios, até que o canal seja finalizado por completo.

O corta-rio é uma escavação destinada a alteração provisória do caminhamento do curso d'água, para permitir a execução de obras, canalizações a seco. Após a execução da obra o curso d'água deve retornar ao seu leito original, isto é, deve-se restaurar o leito à sua condição original.

O retorno ― As obras do programa neste trecho do igarapé do 40 retornaram no mês de agosto, pois estavam paralisadas devido a cheia do rio.