Cema contrata farmacêuticos para planejar estoques em Manaus

Por Portal do Holanda

20/01/2021 8h34 — em Manaus

Profissionais vão trabalhar no controle de estoques - Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) contratou 30 novos farmacêuticos para reforçar as equipes em 11 hospitais e SPAs da rede pública estadual. Os profissionais têm a atribuição de fazer a cobertura diária dos estoques para auxiliar na programação de abastecimento da Central de Medicamentos (Cema).

Os farmacêuticos já estão em atuação no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Platão Araújo, João Lúcio, nos Hospitais da Criança da zona sul e da zona oeste de Manaus, na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu, além dos SPAs do Coroado, do Alvorada e da Galileia. O Hospital Nilton Lins, que será unidade de referência para a covid-19, também recebeu profissionais.

De acordo com as normas do contrato, os profissionais foram contratados para atuação de 30 horas semanais durante 30 dias, podendo o período ser prorrogado para até 90 dias, conforme as necessidades do Sistema Estadual de Saúde.

Informações

De acordo com a chefe do departamento de Política de Assistência Farmacêutica da Cema, Suzy Chagas, são realizadas videoconferências diárias com os novos profissionais, para a troca de informações a respeito dos estoques.

"Nós praticamos com eles o cálculo de vazão dos medicamentos, ponto de ressuprimento e cobertura de estoques. Eles identificam as necessidades emergenciais, quantos dias vão durar os itens e facilitam o planejamento de abastecimento dos insumos que precisam ser solicitados pela unidade via Sistema Ajuri", disse.

O Ajuri é o sistema utilizado pelas unidades para fazer a solicitação de insumos necessários para o abastecimento junto à Central de Medicamentos. O coordenador do órgão reforça a necessidade de uso da plataforma continuamente pelos hospitais e SPAs, sobretudo durante a pandemia.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus