Compartilhe este texto

Busca por pacientes com hanseníase tem avaliação positiva da Semsa

Por Portal Do Holanda

22/09/2020 9h40 — em
Manaus


Mais de cem pessoas que abandonaram tratamento estão sob monitoramento - Foto: Divulgação/Semsa

Manaus/AM - A intensificação do trabalho de busca ativa para avaliação dos contatos e resgate de pacientes que abandonaram ou estão em atraso no tratamento contra hanseníase, iniciada pela Prefeitura de Manaus, no mês de agosto, já possibilitou a avaliação de 240 contatos de pacientes diagnosticados com a doença entre 2018 e 2020, assim como o monitoramento de 104 pessoas em atraso ou abandono do tratamento.

O resultado do trabalho foi apresentado na segunda-feira, dia 21, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante reunião com representantes das áreas de Vigilância, Atenção, Monitoramento e Avaliação em Saúde da rede municipal, além dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

Segundo a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, enfermeira Ingrid Simone Alves dos Santos, a pandemia da covid-19 resultou em uma menor procura pelos serviços de saúde e, consequentemente, houve redução na notificação de casos de hanseníase, por isso foi iniciado reforço na busca ativa de pacientes e contatos intradomiciliares e sociais.

A enfermeira destacou ainda que o índice de cura da hanseníase, no primeiro e no segundo quadrimestre deste ano, chegou a 95%, superando a meta de 90% para o período analisado. “Em 2019, o índice foi 94%, o maior em 17 anos de monitoramento da doença no município”, informou Ingrid.

Em relação ao exame de pele em contatos intradomiciliares e sociais do paciente, a intensificação da busca ativa resultou em um aumento de 13,29% na cobertura do município no período de 30 dias, com a detecção de três casos suspeitos e que já estão em acompanhamento para definição do diagnóstico.

Sintomas

A fase inicial dos sintomas da hanseníase ocorre entre dois a sete anos a partir da contaminação, e muitas vezes não são identificados pela população: manchas avermelhadas, esbranquiçada, amarronzadas; diminuição ou ausência de sensibilidade (manchas dormentes); queda ou diminuição dos pelos e ausência ou diminuição do suor, entre outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus